Local do Evento

    A Universidade Federal do ABC (UFABC) começou do zero e, por conseqüência, com infinitas possibilidades de construir um novo modelo de ensino superior. Esse degrau de liberdade permitiu ao comitê encarregado de propor a estrutura desta universidade criar um plano acadêmico completamente novo, livre de amarras internas e de restrições externas.

      Há na UFABC o comprometimento de se preservar a ideia de liberdade para a exploração de novos caminhos em todas as atividades acadêmicas. O preceito que rege essa nova proposta é de que as universidades devem estar comprometidas com a evolução do espírito, em vez de suprir as necessidades materiais de consumidores.

      Trata-se de uma instituição fundada para explorar novas possibilidades, tanto na pesquisa quanto na educação. Não há a diretriz de ser um centro de aplicação encarregado apenas de testar e complementar avanços científicos reais, concebidos em outras instituições.

     O compromisso principal com a sociedade é recuperar a apreciação pelo conhecimento científico e revelar a beleza inerente aos mistérios da natureza, ocultos em um objeto matemático. A pretensão dessa iniciativa é demonstrar que conhecimento não deve ser vinculado apenas a demandas sazonais de mercado, mas, acima de tudo, à evolução e iluminação do espírito humano.

      Esse compromisso com a inovação no ensino se materializa nos Bacharelados Interdisciplinares, onde os alunos ingressantes escolhem cursos amplos numa área de interesse (Ciência e Tecnologia ou Ciência e Humanidades), com disciplinas obrigatórias das mais diversas áreas do conhecimento e tem grande autonomia para guiar sua graduação através de disciplinas livres, que compõem grande parte da grade. Após 3 anos de formação na área escolhida o aluno pode fazer um curso específico, por exemplo, depois do Bacharelado em Ciência e Humanidades seguir para a Filosofia.